Gostaria de ajudar?

Tutoriais

******************************************************
***   Lista com Todos Tutoriais. (clique)   ***
******************************************************

Criando um PenDrive de boot
Este tutorial é de autoria do www.todoespacoonline.com

Com a intensão de facilitar a instalação do Linux este tutorial mostra como criar um boot no pendrive imaginando que ir até uma loja de suplimentos comprar um CD pode não ser "legal".

A criação do pendrive bootável do Ubuntu 11.10 ou qualquer uma de suas versões anteriores, é relativamente simples, você só precisa do programa certo e de um pendrive!

Existem milhares de programas que fazem um pendrive se tornar um disco de boot do Ubuntu, entretanto, o que eu utilizo sem nenhum tipo de problema, é o Lili - Linux Live USB Creator, que pode ser baixado no link abaixo:


A utilização deste aplicativo também é bastante simples, todavia, existe um video, onde você verá o passo-a-passo da criação do Pendrive Bootável do Ubuntu 11.10.




Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

----------------------------------------------------------------------------------------------
Instalando o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Durante a instalação do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot em um Notebook Hp Dm4 2075br observei algumas peculiaridades que não observara em outras distribuições. Ao dar boot no CD ou Pen Drive apresentava uma tela preta antes da instalação e não conseguia observar as opções de instalação a solução para este problema é relativamente simples.
Eu utilizei tanto o boot pelo CD quanto pelo Pen Drive (para aprender a criar um PenDrive de boot clique aki)
Para algumas placas de video é necessário ativar um parâmetro chamado nomodeset, que é necessário para que estas placas gráficas apresentar as opções de instalação.

Para que serve o nomodeset?

nomodeset
Nos kernels mais recentes as configurações do modo de video são movidas para dentro do kernel. Desta forma todas as configurações associadas as placas de video são gerenciadas dentro do kernel e não mais no driver X quando o servidor X inicia.  Isso acaba gerando um problema para algumas placas de video que acaba apresentando uma tela preta. A instalação de drives proprietários de placas nvidia e ati tornam-se necessários, para evitar esta pratica é necessário tornar esta opção permanente.

Como ativar as opções de kernel no livecd (antes de instalar)

Ao iniciar o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot a partir de um Live CD (ou Pendrive), logo após a tela da BIOS você observará uma tela roxa com um logotipo de teclado na parte inferior, como na foto abaixo. Pressione qualquer tecla para acessar o menu.


 Após clicar em qualquer tela é esta tela que surge:


Quando aparecer esta tela precione a tecla F6 e aparecerá este pequeno menu na cor cinza, escolha a opção "nomodeset" usando a seta ra baixo aperte "enter" para selicionar e "esc" para sair, Após isso você pode escolher as opções "Testar Ubuntu sem instalar" ou mesmo "Instalar Ubuntu" e tudo funcionará tranquilamente. O sistema irá carregar normalmente em Live CD para testá-lo ou mesmo para instalar diretamente no seu hd.
Após a instalação completa quando você reiniciar seu sistema ele não iniciará a tela de login, pelo mesmo problema. Para isso torna-se necessário selecionar a opção "nomodeset" no grub, para isso é preciso editar o grub.
Entre no modo recuperação e abra o grub

>vi /etc/default/grub

e você verá algo mais ou menos assim:

GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
altere a linha em negrito para:
GRUB_DEFAULT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
Feche e salve o arquivo e atualize o grub

>sudo update-grub

Para mim isto foi excelente, espero que ajude.

Boa Sorte e bom trabalho a todos!! Fonte: ubuntu-br

----------------------------------------------------------------------------------------------

Particionando HD
Uma dúvida que sempre me ocorre quando eu estou instalando um sistema dual boot (windows/linux) é qual espaço determinar para as partições do windows e do linux. Pesquisando na internet se existiria um "Particionamento Ideal" econtrei uma reportagem no site linuxnewmedia que explica detalhadamente esta escolha. Eu estou inserindo o conteúdo na integra e vocês podem olhar o link original no final da página.
Toda vez que sai uma nova versão da sua distribuição GNU/Linux preferida, é aquele trabalho todo: você confere o último backup, atualiza os documentos que estiverem desatualizados, instala o novo sistema e copia os arquivos de volta para um local onde eles possam ser usados — como a pasta Documentos/. O único aspecto positivo desse procedimento é forçar o usuário a fazer backups regulares; o resto, como você sabe, é trabalhoso e chato.
Felizmente, existem algumas técnicas bem sólidas para evitar todo esse trabalho. A mais prática é fazer o próprio sistema resolver o problema sozinho: basta criar mais uma partição no disco e informar ao sistema que os arquivos dos usuários encontram-se nela. Para isso, basta dedicarmos um pouco de atenção à instalação do sistema — que vai passar a precisar de um único passo a mais.
Com isso, ao instalar uma nova versão do seu sistema, você nem mesmo precisará refazer todas as configurações (papel de parede da área de trabalho, tema, ícones na área de trabalho, programas na barra do Gnome ou KDE...). E além disso, todos os seus documentos continuarão exatamente no mesmo local onde sempre estiveram. Então, mãos à obra!

Partições
A técnica descrita neste artigo já era usada bem antes da primeira distribuição GNU/Linux. Ela consiste em criar no disco rígido, no momento da instalação do sistema, uma partição específica para os documentos pessoais dos usuários.
Cada partição é um “pedaço” do disco rígido. Os sistemas GNU/Linux necessitam de pelo menos duas partições:
  • raiz, representada por uma barra, /: nela são armazenados todos os arquivos, tanto do sistema quanto dos usuários;
  • swap: também chamado de espaço de troca, é a memória virtual do sistema. Quando o sistema usa toda a memória RAM e ainda precisa de mais um pouco, ele pode mover dados da RAM para a partição swap, e assim manter vários programas abertos.
Um sistema Ubuntu típico, num disco rígido de 80 GB formatado automaticamente durante a instalação, pode ter seu disco rígido particionado da seguinte forma:
Na partição maior (a partição raiz), ficam juntos os arquivos do sistema, bibliotecas de código, arquivos de configuração e todos os demais arquivos.
Dentro da partição maior (chamada de raiz, ou /), existem várias pastas, como /etc, /home, /usr, /var e /boot. Cada uma delas tem um propósito; o da /home é justamente armazenar os documentos e configurações pessoais de todos os usuários. Nosso objetivo é criar uma partição separada no disco e informar ao sistema para usar essa partição exclusivamente para a pasta /home. Simples, não?
Temos agora três partições: raiz, /home e swap. O sistema fica na raiz, os documentos e configurações pessoais dos usuários ficam na /home e a memória virtual fica na swap.
Na prática
Vejamos agora um passo a passo para instalar o Ubuntu usando esse esquema de particionamento.
  1. Na sua próxima instalação do sistema, faça backup dos seus documentos como de costume.
  2. Comece a instalação do Ubuntu, seguindo os passos normais até chegar à etapa do particionamento do disco rígido.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Nesta etapa, selecione Especificar particionamento manual (avançado) e clique em Avançar.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. A janela seguinte apresentará a formatação atual do disco rígido. Neste exemplo, temos uma partição sda1 de quase 30 GB com Windows, uma outra sda2 de 54,8 GB com o Ubuntu atualmente instalado e, por último, uma sda3 como área de swap.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Apague cada uma das partições usadas pelo Ubuntu e lembre-se de manter todas as partições de outros sistemas (como o Windows, caso esse sistema também esteja instalado no mesmo disco). Para isso, clique na partição a ser apagada e depois no botão Excluir.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Com o disco rígido “limpo”, vamos começar a criar as partições. Clique no texto que diz espaço livre e depois no botão //Adicionar.../.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. A primeira partição que vamos criar é a raiz (/). Vamos usar 10 GB para essa partição, de forma a deixar os 45 GB restantes para as partições /home e swap. Então, na janela Criar partição, selecione os itens Primária, o tamanho de 10.000 MB (sem o ponto dos milhares), o início do espaço livre, o sistema de arquivos ext4 e, mais importante, o ponto de montagem / (não confundir com \). Ao final, clique no botão OK.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Em seguida, clique novamente no espaço livre e no botão Adicionar....
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Na janela que se abre, vamos criar a partição de swap. Selecione Lógica para o tipo da nova partição e use 1000 para o tamanho da partição. Isso significa aproximadamente 1 GB de espaço de swap, que deve ser suficiente na maioria dos casos. Deixe marcado o início do espaço livre e, em Usar como:, selecione área de troca (swap). Depois, clique no botão OK.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. A última partição a ser criada será a /home, que vai ocupar os 44 GB restantes no nosso disco de exemplo. Clique mais uma vez em espaço livre e em Adicionar....
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Nesta janela, deixe marcada a opção Lógica para o tipo da partição, e deixe também o tamanho já indicado (44893, no nosso exemplo). Não altere a Localização para a nova partição. Em Usar como: selecione o sistema ext4 e, em Ponto de montagem: abra a lista e selecione /home, depois clique em OK.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
Ao final deste processo, a lista de partições do disco deve ser semelhante a:
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
Como mostra a barra no alto dessa janela, isso significa que temos, agora, uma partição do Windows, uma partição ext4 para a raiz do sistema Linux, uma partição de swap e, por último, uma partição ext4 que comporta a pasta /home.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
Está feito.

Daqui para a frente...
Daqui para a frente, basta prosseguir com a instalação do seu sistema Ubuntu, clicando em Avançar e preenchendo as informações que forem pedidas, como de costume.
Agora, todos os seus arquivos pessoais vão residir na partição /home, enquanto os arquivos do sistema residirão na partição / (raiz).
PS. O passo seguinte trata da reinstalação do sistema devido ao lançamento de uma nova versão do sistema operacional. Isso não é necessário, distribuições como o Ubuntu possui um sistema de atualização de sistema automático, sem precisar formatar o HD e etc.
Reinstalação futura
Quando for lançada a próxima versão da sua distribuição, a tarefa de reinstalação vai requerer passos semelhantes, assim como nas instalações posteriores. Então, guarde estas instruções num lugar seguro, pois você vai precisar delas novamente:
  1. Comece a reinstalação da forma tradicional e proceda até a etapa da formatação.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Selecione Especificar particionamento manual (avançado) e clique em Avançar. Essa etapa é o único aumento de complexidade necessário para o benefício do /home separado.
  2. Na etapa seguinte, basta informar ao sistema a forma correta de usar as partições que já existem no disco rígido. Comece pela partição raiz. Note que você sabe qual é ela (a segunda de cima para baixo, no nosso exemplo). Porém, o instalador do sistema ainda não sabe disso.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Clique na partição que estamos usando como raiz (a de 10 GB, no nosso exemplo) e depois em Alterar....
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Na janela que se abre, jamais altere o tamanho da partição. No item Usar como:, selecione ext4, marque o item Formatar a partição (afinal, vamos instalar uma nova versão do sistema) e selecione como Ponto de montagem a barra (/). Por último, clique em OK.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Em seguida, selecione a partição que você usa como /home (a última da lista, no nosso exemplo)e clique em Alterar....
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
  1. Na janela que se abre, novamente não altere o tamanho, e deixe o item Formatar a partição desmarcado. Defina Usar como: com ext4 (caso contrário, os dados da sua partição /home serão perdidos!) e selecione /home no item Ponto de montagem:. Ao final, clique em OK.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)
Se você está se perguntando o que acontece com a partição swap, não se preocupe. O sistema sabe que swap é sempre swap, então se encarrega de usar aquele espaço da forma adequada.
Com essas configurações feitas, basta clicar em Avançar e continuar a instalação. O sistema vai encontrar em /home os mesmos arquivos que você havia deixado na última versão do sistema.
(Clique aqui para ampliá-la numa nova aba/janela)

Fonte da reportagem. LinuxMagazineOnline.
Boa Sorte e bom trabalho a todos!

----------------------------------------------------------------------------------------------

Instalando o Ubuntu 9.1

Para proceder a instalação do Sistema Operacional Ubuntu 9.1 é preciso primeiro configura o setup do seu Computador para que o boot seja dado pelo CD. Após a configuração introdusa o CD no drive e reinicie a sua maquina. Ao reiniciar a primeira tela apresentada é a seguinte:
Na imagem acima é possível verificar que podemos iniciar o Ubuntu sem necessariamente instala-lo, funcionando como um LiveCD (Try Ubuntu without any changes to your computer)  ou realmente ir para à instalação propriamente dita Install Ubuntu.
OBS. Para facilitar irei dividir a instalação em 6 passos:
Passo 1/6 - Indioma do Sistema (que também será o indioma da instalação)
Para este caso escolhi o inglês - Vocês podem optar pelo portugês do Brasil sem problemas.

Passo 2/6 - Fuso Horário


Passo 3/6 - Configuração do Tipo de Teclado

Passo 4/6 - Partições
Muita atenção a este passo.
Para criar as partições temos 2 opções:
  • Usar todo o disco (automático)
  • Criar partições (manual)
Quando instalamos o sistema operacional e ja possuímos um outro sistema instalado (Windows por exemplo) devemos usar a opção das partições “Specify partitions mannualy (advanced)”, pois desta forma podemos indicar em que partição/disco vamos instalar o nosso sistema operacion e assim não formatar/aproveitar todo o disco.
No meu caso criei 2 partições:
  • Swap (1019 MB)
  • Ext4 (4005 MB)
Vejam como é simples, no entanto este passo requer alguma atenção.
Criar Partição Swap
Criar Partição Ext4
Passo 6/7 - Criando Usuário e Senhas
Passo 7/7 - Instalar
Alguns Screens que surgem durante o processo de instalação
Terminado a instalação o sistema reinicia e presenta as seguintes telas
Neste momento você esta proxímo de utilizar seu ubuntu pela primeira vez. Basta fazer seu login e pronto.
Alguma considerações:
  • O ubuntu é um sistema bastante leve, pois mesmo em maquinas menos robustas ele é bastante rápido;
  • Há uma fase no processo de instalação, em que instala os pacotes de idiomas que demora algum tempo;
  • O unbuntu apresenta aspecto visual muito bom;
  • Para aqueles que acham que um video vale mais que muitas imagens. Segue um video legal sobre a instalaçao do ubuntu.
Boa sorte e Bom Trabalho a Todos!!

----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário :

Postar um comentário